Um Asteróide para a Escola Básica 2,3 Cego de Maio

2012-11-30

A equipa da Escola Básica 2,3 Cego de Maio.
A equipa da Escola Básica 2,3 Cego de Maio, na Póvoa de Varzim, acaba de ver confirmada pelo Minor Planet Center a descoberta do seu primeiro asteróide
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
, ao qual foi dado o nome de 2012 WK16.

Os caçadores foram os alunos B. Ventura e N. Marques e a equipa está sob a orientação do professor Renato Oliveira que colabora nas campanhas de pesquisa de asteróides desde o ano lectivo passado (2011/2012).

A descoberta insere-se na All-Portugal Asteroid Search Campaign, que teve lugar de 25 de Outubro a 29 de Novembro últimos e que, como se pode comprovar pelo elevado número de descobertas até agora confirmadas, decorreu da melhor forma para as escolas portuguesas.

Embora esta campanha já tenha terminado, é provável que venhamos ainda a ter notícias de mais confirmações, quer para esta quer para a campanha Pan-STARRS (na qual as escolas portuguesas trabalham em parceria com escolas de outros países) que só terminará em meados de Dezembro.

Desde já, parabéns à equipa da Póvoa de Varzim e a todas as equipas envolvidas nas campanhas!