Aprendizes de Cientistas trazem 4 novas descobertas de asteroides para Portugal

2012-02-02

Caçadores de Asteróides de 4 escolas portuguesas. Da esquerda para a direita: Escola Secundária de D. Inês de Castro, Escola Secundária D. Maria II, Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos Prof Ruy Luís Gomes e Escola Básica 2,3 e Secundária de Alvide
São já 6 os asteroides descobertos e confirmados por escolas portuguesas no âmbito de um projeto internacional que permite levar a investigação científica às salas de aula de todo o mundo. Estudantes de escolas de Alcobaça, Almada, Braga e Cascais terão os seus nomes nos documentos associados às descobertas.

Esta já é a segunda campanha em que Portugal participa que traz frutos para os caçadores de asteroides. Em 2011 foram 2 os objetos detetados pelos aprendizes de cientistas. Mal 2012 começou e já temos mais 4 para o rol da fama. Desta vez a alegria é partilhada por alunos e professores de 4 escolas que participaram na “All-Portugal Asteroid Search Campaign”. O número de caçadores vai aumentando e o sucesso cresce ao mesmo tempo que cresce o entusiasmo de professores e alunos que participam nas campanhas. São já cerca de 40 escolas que participam no projeto em Portugal.

O mundo das novas tecnologias vai a pouco e pouco mudando completamente as nossas vidas. Nas salas de aula já não há professor que não conheça o eterno desespero de mandar calar os telemóveis ou de competir com a página do facebook que teima em aparecer nas sessões ao computador. Os jovens educandos se calhar não perceberam ainda o poder que lhes vai na ponta dos dedos, quer dizer, se calhar muitos já perceberam. É que hoje em dia uma revolução
revolução
Movimento de translação de um corpo ao percorrer a sua órbita em torno de outro corpo; por exemplo, o movimento dos planetas em torno do Sol, ou o da Lua em torno da Terra.
ou uma descoberta está à distância de um clique. É imperioso ampliar os horizontes dos estudantes e abrir aos professores a possibilidade de fazer algo realmente inovador e cientificamente enriquecedor. Criar exemplos práticos que demonstram como é fácil transformar a abordagem de tópicos científicos em sala de aula. É nesse sentido que o NUCLIO tem participado em vários projetos que pretendem trazer às salas de aula, de Portugal e de outros países, exemplos concretos de investigação científica. Um destes exemplos é o programa de procura de asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
da Universidade de Hardin Simmons (Texas).

O IASC (International Astronomical Search Collaboration) dedica-se a acompanhar fenómenos transientes, ou seja, que ocorrem num intervalo de tempo relativamente curto e que necessitam do apoio de vários cientistas para ser acompanhados. O programa de procura e acompanhamento de pequenos corpos do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
(asteroides, cometas
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
, etc) é parte desse esforço. Com o inestimável apoio do Dr. Patrick Miller, que passa horas a fio a preparar ficheiros para escolas, o projeto chega hoje a cerca de 45 países. Esse número pode ser traduzido em cerca de 500 escolas (10% das quais são portuguesas), o equivalente a cerca de 500 professores e no mínimo 5 000 estudantes. O trabalho do Dr. Miller tem permitido a estes aspirantes de cientistas reproduzir o método científico enquanto sentem o gostinho de uma descoberta científica. A atitude destes jovens perante a Ciência nunca mais será a mesma. Ao sentirem-se cientistas, por breves momentos que seja, ganham uma intimidade e compreensão do método científico e da sua importância. Muitos revelam claramente após as campanhas uma nova sede de saber um novo interesse.

O NUCLIO tem o privilégio, todos os anos, de contar com a participação de muitos professores que aceitam entrar nesta aventura. Fora dos horários letivos normais (não há hoje nos curriculos um espaço adequado para implementação de experiências como esta) docentes e estudantes deleitam-se à frente do ecrã do computador na procura de novos pedregulhos que por ventura tenham passado despercebidos. Procuram também localizar objetos descobertos por outros estudantes e que aguardam a confirmação. Podem ainda estar “simplesmente” a ajudar a confirmar a órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de objetos que podem representar algum risco para o nosso planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
. Esses caçadores de asteroides todos os anos dão um importante contributo para a Ciência e para a segurança da Terra.

Há 4 países que têm campanhas exclusivas no âmbito do IASC, Portugal é um deles. Há um número limitado de imagens disponíveis todos os dias. Esta limitação tem a ver com o número de telescópios disponíveis em cada momento para fazer o necessário varrimento do céu. Na maior parte das campanhas internacionais, que decorrem durante todo o ano, as imagens são distribuídas pelos países participantes, Portugal entre eles. Mas para além destas campanhas regulares há as campanhas dedicadas. O número máximo de escolas que podem participar nestas campanhas é cerca de 20 e Portugal tem 2 campanhas exclusivas, uma que decorre em Dezembro/Janeiro e outra que decorre em Fevereiro/Março. Os outros países com campanhas exclusivas são Brasil, que participa com 15 escolas, a China que participa com 20 e a India que participa com 75.


A última campanha, exclusiva das escolas portuguesas, decorreu de 5 de Dezembro 2011 a 9 de Janeiro de 2012. A exemplo do que aconteceu da última vez (http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=769) muitas foram as descobertas:

- 35 Descobertas preliminares das quais 4 confirmadas – Descobertas de novos asteroides que têm de ser posteriormente confirmados com mais observações. Até ao momento temos 4 confirmações.

- 4 Novos asteroides confirmados – Nestes casos o nome dos alunos aparecem no comunicado feito pelo organismo que regula estas descobertas, o “Minor Planet Center”. Eventualmente os alunos terão a possibilidade de dar nome ao asteroide.

- 142 NEO (Nearh Earth Objects) – ou seja, objetos já conhecidos mas cuja trajetória ainda está a ser definida e portanto estas observações ajudaram a traçar mais alguns pontos na determinação da rota do objeto.

- Confirmaram a existência de 16 NEO – ou seja, confirmaram 16 descobertas preliminares feitas por outros.


A nível mundial já foram feitas cerca de 330 descobertas provisórias (asteroides confirmados que aguardam mais observações e a nomeação definitiva) das quais 6 foram feitas por escolas portuguesas.

Todas as descobertas são igualmente importantes mas o ponto alto para os estudantes é a descoberta de algo novo e a cereja no topo do bolo é a confirmação. Isso foi o que aconteceu com os professores e estudantes das seguintes escolas:

Escola Secundária de D. Inês de Castro (Prof. Paulo José Carapito)
Escola Secundária D. Maria II (Prof. João Vieira)
Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos Prof Ruy Luís Gomes ( Prof. Lucília Pinho)
Escola Básica 2,3 e Secundária de Alvide (Prof. João Carolino)

Já em 2011 foram 2 os asteroides descobertos também por estudantes da Escola Secundária de Alvide.

É preciso no entanto esclarecer que o empenho e dedicação de todos nem sempre são coroados com uma nova descoberta, mas a aprendizagem sem dúvida tem o mesmo potencial. Relatos dos professores demonstram que esta é uma experiência enriquecedora e que o investimento feito traduz-se claramente em proveitos. Uma riqueza que não pode ser traduzida em cifrões mas sim em mentes culturalmente enriquecidas. A todos os professores que participam connosco nesta jornada os nossos sinceros agradecimentos e votos de que continuem a apoiar e coroar com sucesso os vossos esforços.

Este projeto em Portugal conta com apoio da Câmara Municipal de Cascais.


Escolas e professores que participaram na última campanha:

Escola 2,3/S da Belavista (Prof(a). Responsável Isadora Gírio)
Escola Básica 2,3 Cego do Maio (Prof(a). Responsável Renato Oliveira)
Escola Básica 2,3 e Secundária de Alvide (Prof(a). Responsável João Carolino)
Escola Básica D. Duarte (Prof(a). Responsável Paulo Fonseca)
Escola Básica Duarte Lopes (Prof(a). Responsável Nuno Miguel Figueiredo)
Escola Básica e Secundária da Batalha (Prof(a). Responsável Idalina Carapito)
Escola Básica e Secundária Ibn Mucana (Prof(a). Responsável Ana Paula Queiroz)
Escola EB 2,3 do Bairro Padre Cruz (Prof(a). Responsável Alexandra Olival)
Escola Salesiana de Manique (Prof(a). Responsável Aurora Susana Fernandes)
Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos Prof Ruy Luís Gomes (Prof(a). Responsável Lucília Pinho)
Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires (Prof(a). Responsável Margarida Pessoa)
Escola Secundária D. Maria II (Prof(a). Responsável João Paulo Vieira)
Escola Secundária da Cidadela (Prof(a). Responsável Maria Leonor Cabral)
Escola Secundária de Caldas das Taipas (Prof(a). Responsável José Carlos Gomes Codeço)
Escola Secundária de D. Inês de Castro (Prof(a). Responsável Paulo José Carapito)
Escola Secundária de Serafim Leite (Prof(a). Responsável Pedro Nuno Mourato Baptista Gual)
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (Prof(a). Responsável Marina Silva)
Escola Secundária Maria Lamas (Prof(a). Responsável Nelson Correia)
Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Prof(a). Responsável João Pedro de Macedo Carneiro)
Escola Secundária Sebastião e Silva (Prof(a). Responsável Célia Miranda)