Aprendizes de Cientistas trazem 4 novas descobertas de asteroides para Portugal

2012-02-02

Caçadores de Asteróides de 4 escolas portuguesas. Da esquerda para a direita: Escola Secundária de D. Inês de Castro, Escola Secundária D. Maria II, Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos Prof Ruy Luís Gomes e Escola Básica 2,3 e Secundária de Alvide
São já 6 os asteroides descobertos e confirmados por escolas portuguesas no âmbito de um projeto internacional que permite levar a investigação científica às salas de aula de todo o mundo. Estudantes de escolas de Alcobaça, Almada, Braga e Cascais terão os seus nomes nos documentos associados às descobertas.

Esta já é a segunda campanha em que Portugal participa que traz frutos para os caçadores de asteroides. Em 2011 foram 2 os objetos detetados pelos aprendizes de cientistas. Mal 2012 começou e já temos mais 4 para o rol da fama. Desta vez a alegria é partilhada por alunos e professores de 4 escolas que participaram na “All-Portugal Asteroid Search Campaign”. O número de caçadores vai aumentando e o sucesso cresce ao mesmo tempo que cresce o entusiasmo de professores e alunos que participam nas campanhas. São já cerca de 40 escolas que participam no projeto em Portugal.

O mundo das novas tecnologias vai a pouco e pouco mudando completamente as nossas vidas. Nas salas de aula já não há professor que não conheça o eterno desespero de mandar calar os telemóveis ou de competir com a página do facebook que teima em aparecer nas sessões ao computador. Os jovens educandos se calhar não perceberam ainda o poder que lhes vai na ponta dos dedos, quer dizer, se calhar muitos já perceberam. É que hoje em dia uma revolução
revolução
Movimento de translação de um corpo ao percorrer a sua órbita em torno de outro corpo; por exemplo, o movimento dos planetas em torno do Sol, ou o da Lua em torno da Terra.
ou uma descoberta está à distância de um clique. É imperioso ampliar os horizontes dos estudantes e abrir aos professores a possibilidade de fazer algo realmente inovador e cientificamente enriquecedor. Criar exemplos práticos que demonstram como é fácil transformar a abordagem de tópicos científicos em sala de aula. É nesse sentido que o NUCLIO tem participado em vários projetos que pretendem trazer às salas de aula, de Portugal e de outros países, exemplos concretos de investigação científica. Um destes exemplos é o programa de procura de asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
da Universidade de Hardin Simmons (Texas).

O IASC (International Astronomical Search Collaboration) dedica-se a acompanhar fenómenos transientes, ou seja, que ocorrem num intervalo de tempo relativamente curto e que necessitam do apoio de vários cientistas para ser acompanhados. O programa de procura e acompanhamento de pequenos corpos do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
(asteroides, cometas
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
, etc) é parte desse esforço. Com o inestimável apoio do Dr. Patrick Miller, que passa horas a fio a preparar ficheiros para escolas, o projeto chega hoje a cerca de 45 países. Esse número pode ser traduzido em cerca de 500 escolas (10% das quais são portuguesas), o equivalente a cerca de 500 professores e no mínimo 5 000 estudantes. O trabalho do Dr. Miller tem permitido a estes aspirantes de cientistas reproduzir o método científico enquanto sentem o gostinho de uma descoberta científica. A atitude destes jovens perante a Ciência nunca mais será a mesma. Ao sentirem-se cientistas, por breves momentos que seja, ganham uma intimidade e compreensão do método científico e da sua importância. Muitos revelam claramente após as campanhas uma nova sede de saber um novo interesse.

O NUCLIO tem o privilégio, todos os anos, de contar com a participação de muitos professores que aceitam entrar nesta aventura. Fora dos horários letivos normais (não há hoje nos curriculos um espaço adequado para implementação de experiências como esta) docentes e estudantes deleitam-se à frente do ecrã do computador na procura de novos pedregulhos que por ventura tenham passado despercebidos. Procuram também localizar objetos descobertos por outros estudantes e que aguardam a confirmação. Podem ainda estar “simplesmente” a ajudar a confirmar a órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de objetos que podem representar algum risco para o nosso planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
. Esses caçadores de asteroides todos os anos dão um importante contributo para a Ciência e para a segurança da Terra.

Há 4 países que têm campanhas exclusivas no âmbito do IASC, Portugal é um deles. Há um número limitado de imagens disponíveis todos os dias. Esta limitação tem a ver com o número de telescópios disponíveis em cada momento para fazer o necessário varrimento do céu. Na maior parte das campanhas internacionais, que decorrem durante todo o ano, as imagens são distribuídas pelos países participantes, Portugal entre eles. Mas para além destas campanhas regulares há as campanhas dedicadas. O número máximo de escolas que podem participar nestas campanhas é cerca de 20 e Portugal tem 2 campanhas exclusivas, uma que decorre em Dezembro/Janeiro e outra que decorre em Fevereiro/Março. Os outros países com campanhas exclusivas são Brasil, que participa com 15 escolas, a China que participa com 20 e a India que participa com 75.

A última campanha, exclusiva das escolas portuguesas, decorreu de 5 de Dezembro 2011 a 9 de Janeiro de 2012. A exemplo do que aconteceu da última vez (http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=769) muitas foram as descobertas:

- 35 Descobertas preliminares das quais 4 confirmadas – Descobertas de novos asteroides que têm de ser posteriormente confirmados com mais observações. Até ao momento temos 4 confirmações.

- 4 Novos asteroides confirmados – Nestes casos o nome dos alunos aparecem no comunicado feito pelo organismo que regula estas descobertas, o “Minor Planet Center”. Eventualmente os alunos terão a possibilidade de dar nome ao asteroide.

- 142 NEO (Nearh Earth Objects) – ou seja, objetos já conhecidos mas cuja trajetória ainda está a ser definida e portanto estas observações ajudaram a traçar mais alguns pontos na determinação da rota do objeto.

- Confirmaram a existência de 16 NEO – ou seja, confirmaram 16 descobertas preliminares feitas por outros.

A nível mundial já foram feitas cerca de 330 descobertas provisórias (asteroides confirmados que aguardam mais observações e a nomeação definitiva) das quais 6 foram feitas por escolas portuguesas.

Todas as descobertas são igualmente importantes mas o ponto alto para os estudantes é a descoberta de algo novo e a cereja no topo do bolo é a confirmação. Isso foi o que aconteceu com os professores e estudantes das seguintes escolas:

Escola Secundária de D. Inês de Castro (Prof. Paulo José Carapito)
Escola Secundária D. Maria II (Prof. João Vieira)
Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos Prof Ruy Luís Gomes ( Prof. Lucília Pinho)
Escola Básica 2,3 e Secundária de Alvide (Prof. João Carolino)

Já em 2011 foram 2 os asteroides descobertos também por estudantes da Escola Secundária de Alvide.

É preciso no entanto esclarecer que o empenho e dedicação de todos nem sempre são coroados com uma nova descoberta, mas a aprendizagem sem dúvida tem o mesmo potencial. Relatos dos professores demonstram que esta é uma experiência enriquecedora e que o investimento feito traduz-se claramente em proveitos. Uma riqueza que não pode ser traduzida em cifrões mas sim em mentes culturalmente enriquecidas. A todos os professores que participam connosco nesta jornada os nossos sinceros agradecimentos e votos de que continuem a apoiar e coroar com sucesso os vossos esforços.

Este projeto em Portugal conta com apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Escolas e professores que participaram na última campanha:

Escola 2,3/S da Belavista (Prof(a). Responsável Isadora Gírio)
Escola Básica 2,3 Cego do Maio (Prof(a). Responsável Renato Oliveira)
Escola Básica 2,3 e Secundária de Alvide (Prof(a). Responsável João Carolino)