Perspectivas futuras…



Canibalismo galáctico. Créditos: NASA.
O futuro do Grupo Local não se perspectiva muito bom. Actualmente sabe-se que a nossa galáxia e a M31 distam cerca de 770kpc uma da outra e que se estão a aproximar com uma velocidade de 50 km/s. Suponhamos que esta velocidade se mantém constante e as suas trajectórias se intersectam, então a colisão entre as duas galáxias dar-se-ia dentro de 8-10 mil milhões de anos. O resultado desta colisão possivelmente será a formação de um sistema binário de galáxia orbitando em torno de um centro de massa comum ou a formação de uma galáxia elíptica gigante.

É com base na nossa busca incessante pelo conhecimento que a Humanidade tende a descobrir os pequenos segredos do Cosmos, no qual ela se insere per si. O Grupo Local desempenha um papel importante na nossa compreensão da maneira de como o Universo se organiza. É através da compreensão da arquitectura destas estruturas que questionamos a nossa própria razão de existência e qual é afinal o nosso lugar no Cosmos. O Grupo Local é de facto um objecto de estudo substancial em Astronomia. É um grupo altamente dinâmico que interage com os seus vizinhos, como o Sculptor e M81-Maffei, sendo com base nestas interacções que podemos compreender um pouco mais sobre o movimento destas estruturas neste tão vasto Universo. Por outro lado, também as galáxias anãs têm dado diversas surpresas aos astrónomos.

Porém qual é a conclusão que nós podemos retirar?

O Universo é uma esfera infinita cujo centro está em todo o lado e a circunferência em nenhum.” Blaise Pascal (1623-1662)