A missão Rosetta e os pequenos corpos do Sistema Solar

A sonda Rosetta em órbita do cometa e o lançamento do módulo de aterragem. O núcleo de Wirtanen tem um diâmetro (estimado) de cerca de 1 Km. Crédito: ESA.
O dia 12 de Janeiro de 2003 é a data prevista de lançamento da missão da ESA, Rosetta, cujo objectivo principal é o estudo detalhado do cometa Wirtanen, o qual alcançará a 29 de Novembro de 2011. Durante esta viagem de quase 9 anos em direcção ao cometa, a Rosetta irá também passar próximo de dois asteróides da Cintura Principal: Otawara (a 11 de Julho de 2006) e Siwa (a 24 de Julho de 2008).

O estudo de asteróides e cometas é importante porque estes são objectos primitivos do mesmo tipo daqueles a partir dos quais se formaram os planetas e a suas luas, logo que nos dão informação sobre as condições durante a formação do Sistema Solar há 4.6 mil milhões de anos atrás. Assim, neste tema do mês iremos aproveitar o evento do lançamento da missão Rosetta para descrever o estado do conhecimento actual sobre asteróides e cometas, os chamados pequenos corpos do Sistema Solar. Os tópicos que serão abordados durante as próximas semanas são os seguintes:

Autoria:
Helena Morais
Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra