Iniciação às observações astronómicas

Se começou agora a interessar-se por Astronomia e observações astronómicas, ou se está a dar os primeiros passos na aventura fascinante do conhecimento do céu, tome em consideração estas sugestões. Indico-lhe algumas dicas para facilitar a sua entrada no mundo fascinante das observações astronómicas. Siga-as se quiser. O texto pode parecer-lhe longo, mas verá que é útil.
Seja bem vindo ao grupo dos que gostam de observar o céu!! Há quem diga que as observações astronómicas são a contemplação da natureza na sua escala mais ampla. Este texto é um apoio para quem começou agora a interessar-se por Astronomia. Não pretende ser exaustivo (nem tal caberia neste espaço), mas é essencialmente uma orientação encaminhadora que se espera útil aos eventuais interessados(as).

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:

Autoria:

Guilherme de Almeida

Guilherme de Almeida nasceu em Lisboa (1950). É licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1978), e também professor desta disciplina, tendo incluído a Astronomia na sua formação universitária.

Construiu o seu primeiro telescópio em 1966. Aprendeu as técnicas de fabrico manual e mecânico de componentes ópticos para telescópios na Oficina de Óptica do Planetário Gulbenkian (1970). Há muito que se interessa pela problemática das observações astronómicas e pela sua divulgação nas escolas e junto do grande público. Defende a primazia do conhecimento do céu a olho nu, antes da utilização de instrumentos ópticos de observação. Utiliza actualmente três telescópios: um refractor semi-apocromático, um refractor apocromático e um catadióptrico Maksutov-Cassegrain, mas defende a primazia do conhecimento do céu a olho nu antes da utilização de instrumentos ópticos de observação...

Realizou e orientou muitas acções de formação, palestras e comunicações sobre Astronomia, observações astronómicas e Física, em Escolas Secundárias, nas universidades de Coimbra e Évora, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas Conferência Nacionais de Física, nos Encontros Ibéricos para o Ensino da Física, no Observatório Astronómico de Lisboa, nas Astrofestas e em encontros de astrónomos amadores.

Guilherme de Almeida é autor de vários livros: "Sistema Internacional de Unidades (SI)—Grandezas e Unidades Físicas", "Roteiro do Céu" e "Telescópios". É co-autor das obras "Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas", “Observar o Céu Profundo” e "Itens e Problemas de Física–Mecânica". Escreveu mais de quarenta artigos sobre Astronomia, observações astronómicas e Física, tendo ainda traduzido a obra "Estrelas e Planetas". A obra "Roteiro do Céu" foi publicada em inglês pela editora Springer Verlag-London, sob o título "Navigating the Night Sky".

É formador do Programa FOCO para as áreas de Astronomia e Física e tem leccionado o curso "Astronomia –noções fundamentais e práticas de observação", destinado aos professores dos ensinos básico e secundário e realizado no âmbito deste mesmo Programa.