Menções Honrosas para Portugal no Festival Science on Stage 2015

2015-06-30

A equipa portuguesa no Festival Science on Stage 2015, em Londres.
De 17 a 20 de Junho, decorreu em Londres, na Universidade Queen Mary, o Festival Science on Stage 2015 (SonS 2015). Cerca de 400 participantes, de 24 países europeus, incluindo Portugal, e do Canadá, estiveram presentes na maior feira educativa da Europa para professores de ciências, que destaca a importância da ciência e da tecnologia no ensino e que foi organizada este ano pelo Science on Stage Reino Unido sob o lema: Illuminating Science Education. Dois dos projetos portugueses venceram Menções Honrosas!

Nesta edição do festival, alguns dos melhores professores de ciências da Europa e do Canadá conseguiram demonstrar que pode haver excelência na educação e que são os professores que fazem a diferença.

Portugal está de parabéns, não apenas pela diversidade de projetos apresentados, que entusiasmaram e inspiraram colegas de toda a Europa, mas também, e em especial, porque dois dos projetos venceram Menções Honrosas. São eles:
- Meet our Neighbours! (Conhece os nossos Vizinhos!) - de Liliana Fernandes, Paulo Pimenta (EB de Gême e Lanhas, Agrupamento de Escolas de Vila Verde) e Lina Canas (União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
e NUCLIO) – Este projeto pretende incentivar as crianças com deficiências visuais a participarem numa experiência de astronomia táctil, construindo e explorando imagens tácteis do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, em conjunto com colegas sem problemas visuais.
- Undertake and Learn (Empreender e Aprender) - de Honorata Pereira (EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil) – Um projeto dedicado ao desenvolvimento de uma metodologia empreendedora que incuta nos alunos a vontade de saber mais sobre as relações entre os temas da ciências e o seu quotidiano.

Os restantes projetos portugueses apresentados foram os seguintes:

• Projetos que, tal como os vencedores das Menções Honrosas, foram selecionados durante o evento nacional Science on Stage Portugal, que decorreu a 3 de Maio de 2014:
- Math Birds - de Valter Roque (Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão) e Zaida Roque (Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo – Escola Secundária/3 de Molelos – Tondela).
- Physics of Communications (A Física das Comunicações) - de Luís Carreiró (Agrupamento de Escolas de Nelas) e José Rodrigues (Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão).
- Jump to Knowledge (Salto para o Conhecimento) - de Álvaro Folhas (Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda).

• Dois projetos de cooperação internacional, que concorreram diretamente ao Science on Stage Europe e que foram apurados para estar presentes no festival:
- Tactile and Creative Astronomy - de Ruth Whilster (Institute of Physics) e Alison Alexandre (Consultora de Ciências de Educação), Reino Unido, e Lina Canas e Isabel Borges (Coordenadora de Educação, Planetário Calouste Gulbenkian - Ciência Viva), Portugal.
- Simply Paper Made: Distances and Sizes in the Solar System - de Isabel Borges, Portugal, e Heidrun Boll e Christa Muller (Bad Saulgau Student Research Institut), Alemanha.

• E ainda o projeto português finalista do Inspiring Science Education:
- The moons of Galileo Galilei (As luas de Galileo Galilei) – de Carla Ribeiro (Escola Artística de Soares dos Reis, Porto).
De salientar que os vencedores do Inspiring Science Education foram também divulgados no Festival Science on Stage 2015, no dia 20 de Junho.

Para Liliana Fernandes, uma das vencedoras das Menções Honrosas do SonS 2015, foi uma experiência fantástica: “Este festival contribuiu muito positivamente para o meu trabalho na medida em que partilhei com outros colegas ideias, experiências, formas diferentes de ver e trabalhar temas comuns. Enriqueci em muito a minha prática pois o espírito de entreajuda que se verificou foi fenomenal. Deu-nos terabytes de ideias novas para aplicar por cá.”

“É sempre bom vermos o nosso trabalho reconhecido e valorizado e surpreendermo-nos com a reação das pessoas” disse o parceiro de projeto de Liliana, Paulo Pimenta. “No entanto, o mais importante para mim foi estar lá e interagir com todos e com as experiências apresentadas/partilhadas. Qualquer dos presentes foi certamente tocado em algum momento por algo que viu ou experimentou, mesmo que inconscientemente.”

Honorata Pereira, que venceu a outra Menção Honrosa, considera que as diferenças culturais, económicas, sociais e financeiras se esbatem quando se fala de ciência e educação: “Cada um de nós, professores da UE e Canadá, tem certamente a sua personalidade, a sua maneira de colocar questões, de ouvir; retive essencialmente o que temos em comum: o desejo de melhor compreender o jogo coletivo no qual os nossos alunos começam, desde muito cedo, a participar, o jogo da vida em sociedade, e nada melhor do que colocar a ciência ao serviço da educação.”

Muitos dos restantes participantes também nos quiseram dar o seu testemunho.

Luís Carreiró contou-nos que esta foi a sua quarta participação no SonS: “Curiosamente, a ansiedade vai aumentando. A importância de participar no festival é tão grande que ser selecionado significa uma alegria imensa e uma satisfação insubstituível pela oportunidade única de conhecer projetos fantásticos desenvolvidos por professores ainda mais fantásticos.”

Para Álvaro Folhas: ”Foi um banho revigorante de ideias, passíveis de serem exploradas em contexto de sala de aula, e um espaço privilegiado para partilha entre professores dos países participantes, promovendo parcerias e projetos futuros.”

Valter Roque e Zaida Roque, como professores de Matemática, consideram que o insucesso generalizado na disciplina é um desafio diário para procurar novos métodos e construir novos recursos que contribuam para despertar no aluno o seu valor e capacidade para aprender a fazer matemática: “Embora existissem poucos projetos na área da matemática, a troca de ideias e materiais com outros colegas na mesma área foi muito enriquecedora. Apesar dos diferentes sistemas educativos, pudemos partilhar dificuldades e experiências.” E remataram da melhor forma: ”O que mais nos ficou na mente ou no coração, após termos sido selecionados e termos participado no festival, foi isto: As crianças nascem com asas. Os professores ajudam-nas a voar – e o SonS ajuda os professores a voar!”



Vencedores do European Science Teacher Award 2015:

• Diane-Marie Campeau, Canadá: The land is the teacher: Indigenous Pedagogy using Science as a door for interdisciplinarity.

• Renata Rydvalová, República Checa: Honey Kingdom.

• Gregor von Borstel, Andreas Böhm, Manfred Eusterholz e Andy Bindl, Alemanha: Bodyheater, Heater Meals and Active O2.

• Ute Eckhof e Dr. Frank Walter, Márta Gajdosné Szabó, Alemanha e Hungria: Worldwide Mountains – We move the Mountain to Europe.

• Hans Mulder, Holanda: A low budget sea aquarium in the class.

• Thierry Dias e Jimmy Serment, Suíça: Learning by doing in mathematics.

• Colin Inglis, Reino Unido: Natural alternatives to antibiotics: scientifically sound or muddled myth?

Mais informações em: http://www.science-on-stage.eu/page/display/4/14/0/festival-2015


Vencedores do Inspiring Science Education Competition 2015 - Learning with Light:

• Rüdiger Weiss, do Wilhelm-Busch-Gymnasium, Alemanha: Glowing in the Dark
• Carmen Diez Calzada, da Biblioteca Ernest Lluch, Espanha: Starlight, tell us who you are
are (a)
O are (a) é uma unidade de área equivalente a cem metros quadrados: 1 a = 1 dam2 = 100 m2.
.

Mais informações em: http://www.inspiringscience.eu/news/winners-announced-learning-light-competition-2015

Notas:
O Science on Stage começou como uma iniciativa de educação da União Europeia que visa facilitar o intercâmbio de boas práticas e ideias inovadoras entre os professores de ciências da Europa e fornecer uma plataforma ampla de debate entre educadores, administradores e políticos sobre os principais problemas no ensino das ciências atualmente. O objetivo é fortalecer a consciencialização e o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, aumentando a atratividade de aulas de ciências através da promoção de ideias interessantes.
De dois em dois anos, professores de 25 países reúnem-se para trocar ideias no Festival Science on Stage, uma feira educacional que já teve lugar em Berlim, Copenhaga e nas cidades fronteiriças de Frankfurt (Older) e Slubice. Os projetos pedagógicos mais inovadores têm a oportunidade de receber o European Science Teacher Award que os levará às salas de aula em toda a Europa, através de formação de professores ou de materiais de ensino.

O programa português do Science on Stage foi coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Desde 2013 até ao presente, encontra-se representado em Portugal numa colaboração NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Planetário Calouste Gulbenkian – Centro de Ciência Viva.

Mais informações em:
http://www.science-on-stage.eu/page/display/1/1/0/home
http://nuclio.org/scienceonstage/