Hélder Pereira está na segunda fase do Concurso ODS 2014-2015 e todos podemos votar!

2015-04-14

Em cima, à esquerda: Hélder Pereira; em cima, à direita: um aluno a analisar um modelo digital de terreno utilizando software livre. Em baixo: morfologia em 3D de três vulcões tipo escudo: (1) Maat Mons, em Vénus, (2) Olympus Mons, em Marte, e (3) na ilha grande do arquipélago do Havai, Terra. Crédito: Hélder Pereira
A primeira etapa do Concurso Open Discovery Space (ODS) 2014 – 2015, organizada pelo NUCLIO e pelo Open Discovery Space, já tem um vencedor nacional: Hélder Pereira, professor da Escola Secundária de Loulé!

Este concurso destina-se a professores do ensino básico e secundário e consiste na apresentação de um cenário educativo inovador para os alunos em sala de aula. É um projecto com duas etapas, uma nacional, realizada internamente em cada um dos países participantes, e outra a nível europeu. De cada etapa nacional resulta um vencedor que irá representar o seu país na etapa Pan-European Stage.

Na fase nacional, os professores que se inscreveram tiveram de apresentar o seu projecto até 15 de Janeiro de 2015, seguindo todos os critérios exigidos. Depois, um júri nomeado pelo NUCLIO avaliou as candidaturas de acordo com a qualidade, relevância e inovação do cenário. Das muitas candidaturas recebidas, a escolhida foi a do professor Hélder Pereira, da Escola Secundária de Loulé, com o cenário educativo: "Comparação da superfície dos planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
telúricos".

O cenário foi criado na sequência do trabalho que Hélder tem desenvolvido com os seus alunos, no âmbito das actividades do Clube das Ciências da Terra e do Espaço da Escola Secundária de Loulé.

A ideia por detrás da proposta que apresentou é a possibilidade dos alunos desempenharem o papel de investigadores a partir da exploração de dados científicos reais, nomeadamente modelos digitais de terreno relativos à topografia dos chamados planetas telúricos
planeta terrestre
Designa-se por planeta terrestre um planeta com densidade e tamanho comparável ao da Terra. No Sistema Solar são considerados planetas terrestres (ou telúricos) Mercúrio, Vénus, Terra, Marte e Plutão, e ainda se incluem os satélites naturais como a Lua, os satélites galileanos de Júpiter, Titã e Tritão, por exemplo.
.

Utilizando o mesmo tipo de dados e ferramentas usados pelos cientistas planetários, ao longo da actividade proposta, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a emoção da descoberta, enquanto aprendem sobre as diferenças e semelhanças geológicas entre os vários planetas telúricos.

Os alunos utilizarão imagens de satélite e dados topográficos para comparar várias estruturas geológicas presentes na superfície terrestre, como, por exemplo, crateras de impacto e vulcões, com estruturas análogas às que ocorrem na superfície da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
e Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
.

Todos os vencedores de cada país participante receberam, como primeiro prémio, oferecido pelo ODS, a oportunidade de participarem na próxima escola de verão, que irá decorrer de 12 a 17 de Julho de 2015 em Ática, Grécia.

Agora, Hélder irá competir com os seus pares a nível europeu. Desta vez, o Concurso ODS pede aos alunos e colegas de trabalho dos candidatos, assim como a toda a comunidade educativa e público em geral para votarem no melhor cenário educativo.

O Pan-European Stage do Concurso ODS 2014-2015 começou no dia 1 de Abril e a votação estará aberta até à meia-noite do dia 1 de Maio.
Para votar, basta ir ao link:
http://www.ods-contest.eu/get.../view-the-submitted-scenarios/
e usar sua conta pessoal do Facebook.

Os vencedores nacionais de catorze países europeus mantém alto o nível da competição. O NUCLIO e os organizadores do Concurso ODS concentram os seus esforços em fazer da figura do professor um modelo poderoso que inspire as novas gerações. Por esta razão, incentivamos todos a conhecerem os vários cenários educativos.

Boa sorte a todos os candidatos! Em particular, boa sorte ao Hélder Pereira, que representa a o nosso país e por quem naturalmente torcemos!




Mais sobre o ODS em: http://opendiscoveryspace.eu/
Breve informação: o projecto Open Discovery Space, com início em Abril de 2012 e financiamento europeu, conta com a participação do NUCLIO e do Galileo Teachers Training Programme (GTTP). Este projecto, pretende construir uma infra-estrutura multilinguística de e-learning que estimule e motive, os professores, os alunos e os pais, para uma nova experiência de aprendizagem.