Relógio geológico ajuda a determinar a idade da Lua

2014-04-03

Um avião, a cerca de 2400 metros de altitude, passa em frente à Lua no seu caminho para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Crédito: Sebastien Lebrigand.
De acordo com um artigo publicado a 3 de Abril na revista Nature, uma equipa internacional de cientistas planetários determinou que a Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
se formou aproximadamente 95 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. Esta conclusão baseia-se em medições do interior da Terra, combinadas com simulações de computador do disco protoplanetário a partir do qual a Terra e outros planetas terrestres
planeta terrestre
Designa-se por planeta terrestre um planeta com densidade e tamanho comparável ao da Terra. No Sistema Solar são considerados planetas terrestres (ou telúricos) Mercúrio, Vénus, Terra, Marte e Plutão, e ainda se incluem os satélites naturais como a Lua, os satélites galileanos de Júpiter, Titã e Tritão, por exemplo.
se formaram.

A equipa de investigadores da França, Alemanha e Estados Unidos simulou o crescimento dos planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
terrestres (Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
, Terra e Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
) a partir do disco planetário, com milhares de blocos de construção, que orbitava o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
. Analisando o crescimento dos planetas como a Terra em 259 simulações, os cientistas descobriram uma relação entre o momento em que o nosso planeta sofreu o impacto de um objecto do tamanho de Marte, que provocou a criação da Lua, e a quantidade de matéria que a Terra ganhou após esse impacto.

À simulação de computador foram acrescentados detalhes sobre a massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
que a Terra ganhou por acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
após a formação da Lua, o que revelou uma relação que funciona como um relógio capaz de datar o evento de formação do nosso satélite natural. Este é o primeiro "relógio geológico" na história do Sistema Solar, que não depende de medições e interpretações do decaimento radioactivo de núcleos atómicos
núcleo atómico
O núcleo dum átomo é a parte central do átomo e é formado por protões e neutrões, ligados pela interacção nuclear forte. Os electrões orbitam à volta do núcleo atómico. Quase toda a massa do átomo está no seu núcleo e este tem carga eléctrica positiva.
para determinar a idade.

"Tínhamos grandes expectativas de encontrar um “relógio” que nos indicasse quando se formou a Lua e que não dependesse dos métodos de datação radiométrica", disse Seth Jacobson, do Observatório da Cote d'Azur, em Nice, França, principal autor do artigo da Nature.

A estimativa da massa que a Terra ganhou por acreção após o impacto relacionado com formação da Lua foi obtida através de estudos publicados anteriormente. Com efeito, outros cientistas já haviam demonstrado que a abundância de elementos
abundância química
A abundância química de um determinado elemento químico é o número relativo de átomos ou isótopos desse elemento num objecto ou estrutura.
siderófilos (elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
que se ligam facilmente ao ferro) no manto da Terra é directamente proporcional à massa acrescentada à Terra após o impacto.

A partir destas medidas geoquímicas, obteve-se a data da formação da Lua: 95 ± 32 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar. A estimativa está em conformidade com algumas interpretações de medidas de datação radioactiva, mas não com outras. Como o novo método de datação é uma medida independente e directa da idade da Lua, ele ajuda a decidir que medições de datação radioactiva são mais úteis na resolução deste problema de longa data.

"O resultado é emocionante porque nas mesmas simulações que, com sucesso, formam Marte em apenas 2 a 5 milhões de anos é também possível formar a Lua em 100 milhões de anos. Estas escalas de tempo tão diferentes têm sido muito difíceis de capturar em simulações", diz Kevin Walsh, da Divisão de Engenharia e Ciência Espacial do Southwest Research Institute (SwRI).

A pesquisa foi financiada pelo Conselho Europeu de Investigação e pelo Laboratório Planetário Virtual de Astrobiologia da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, bem como por outros programas de Geologia e Geofísica Planetárias.

O artigo tem a autoria de Seth Jacobson, Alessandro Morbidelli, Sean Raymond, David O'Brien, Kevin Walsh e David Rubie.

Fonte da notícia: http://www.swri.org/9what/releases/2014/geo-clock.htm#.Uz1C1Mdql1R