FASCINIO - Festa de Astronomia e Ciência do NUCLIO – com Babak Tafreshi e Miguel Claro

2012-12-13

Miguel Claro e Babak Tafreshi, na edição 2012 da FASCINIO. Crédito: NUCLIO, Miguel Claro e Babak Tafreshi.
O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal e da Câmara Municipal de Cascais, promove, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2012, a 8ª edição da FASCINIO - Festa de Astronomia e Ciência do NUCLIO. O evento decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.

A programação deste ano inclui, durante os 2 dias, sessões de observação do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
e nocturnas, Café Ciência e workshop de fotografia astronómica, e conta com duas presenças muito especiais: Babak Tafreshi, lider do programa internacional The World at Night (TWAN), e o astrofotógrafo português, cujas imagens têm corrido o mundo, Miguel Claro.

O NUCLIO traz a Portugal Babak Tafreshi, fundador e líder do programa internacional TWAN. Comunicador, jornalista científico na área da astronomia e fotógrafo, Babak Tafreshi nasceu em Teerão, em 1978, e vive na Alemanha. É membro dirigente da organização Astrónomos Sem Fronteiras, embaixador de fotografia para o Observatório Europeu do Sul
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
(ESO) e fotógrafo colaborador na Sky &Telescope, revista líder no mundo da astronomia. Em 2009, recebeu o Lennart Nilsson Award, o mais reconhecido galardão no mundo da fotografia científica, pela sua contribuição global para a fotografia do céu nocturno. Quando o TWAN foi designado como o Primeiro Projecto Especial do Ano Internacional da Astronomia 2009, Tafreshi colaborou com a União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
e com a UNESCO como coordenador do projecto AIA2009. Como jornalista de ciência, tem participado em muitos programas de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
e televisão e entrevistou astrónomos e cientistas espaciais de renome. Foi editor da Nojum, revista iraniana de astronomia, durante uma década, e tem sido membro dirigente do comité de divulgação da Sociedade de Astronomia do Irão, onde dirigiu muitos eventos nacionais na área da astronomia.

Nesta edição da FASCINIO, Babak Tafreshi será o convidado especial do Café Ciência, que terá lugar no sábado, dia 15, e no domingo, dia 16, realizará o workshop de astrofotografia – A união entre o céu e a Terra - em conjunto com Miguel Claro.

Miguel Claro, o astrofotógrafo português mais reconhecido internacionalmente, quase que dispensa apresentações. As suas imagens têm percorrido o mundo, publicadas em livros e nas mais prestigiadas revistas da especialidade, internacionais e nacionais. Os jornais e as estações de televisão têm também dado destaque ao seu trabalho. Nascido em Famalicão, em Novembro de 1977, Miguel Claro, além de astrofotógrafo, é astrónomo amador, membro da APAA, promovendo a divulgação científica da astronomia através de sessões de observação, palestras públicas, artigos, exposições e workshops. Ao longo dos últimos anos, especializou-se na fotografia de paisagens astronómicas, ou Skyscapes, um conceito que enquadra na mesma imagem céu e Terra e em que, ao fotografar os astros, se pretende também valorizar o património arquitectónico, cultural e paisagístico. Muitas das suas imagens têm sido distinguidas como Imagem do Dia ou Imagem Lunar do Dia em prestigiados sites internacionais; dezenas delas foram distinguidas pela NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
como EPOD - Earth Science Picture of the Day - e APOD - Astronomy Picture of the Day - e várias foram ainda publicadas no site da National Geographic. Em 2011, a imagem Lisbon Sky Lights venceu o 3º lugar no International Earth and Sky Photo Contest, promovido pelo TWAN, e foi publicada na National Geographic como uma das melhores imagens nocturnas do céu de 2011.

Veja aqui a programação da FASCINIO: http://nuclio.org/blog/2012/12/01/fascinio-2012/