Space Scoop agora em português

2011-09-21
O NUCLIO tem agora um espaço especial dedicado à versão portuguesa do Space Scoop, um projecto do Universe Awareness em parceria com o Observatório Europeu do Sul
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
(ESO). Trata-se de uma iniciativa que transforma as últimas notícias, sobre descobertas recentes do ESO, em textos acessíveis a crianças dos 7 aos 11 anos.

O NUCLIO apoia a produção destas versões em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls do Brasil e o Clube de Astronomia em Moçambique.
Esta iniciativa pretende proporcionar às mentes curiosas dos pequenos cientistas informação actual numa linguagem acessível. O NUCLIO acredita que muito rapidamente este espaço transformar-se-á numa importante fonte de informação para professores que podem promover interessantes debates sobre os temas abordados neste espaço.

As notícias para o Space Scoop são produzidas em paralelo com as notícias regulares do ESO. O NUCLIO e os parceiros do Brasil e Moçambique vão a pouco e pouco criar versões em português de todo o repositório e acompanhar as novas notícias.

As versões em português poderão ser encontradas aqui:
http://www.portaldoastronomo.org/cronica.php?id=102

As notícias originais em inglês podem ser encontradas aqui:
http://www.unawe.org/kids/

Nota:
UNAWE é um programa endossado pela União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
. O principal objectivo do programa é despertar o interesse de crianças , em particular em regiões carenciadas, para as belezas e o fascínio do Universo. O programa, coordenado a nível internacional pelo português Pedro Russo, tem já representação em 40 países e conta com uma rede de suporte de cerca de 500 astrónomos a nível mundial.