E agora Eu sou Galileu

2009-02-27

Desenho de Galileu demonstrando a variação da iluminação da superfície do planeta Vénus, bem como a mudança do seu tamanho aparente.
Em 2009, ano em que celebramos os 400 anos das observações de Galileu, o mundo vai ter mais gente a olhar para os céus. Em Portugal, uma iniciativa da Comissão para o Ano Internacional da Astronomia (AIA) propõe a todos os portugueses que por alguns minutos se transformem em Galileu.

O programa E agora Eu sou Galileu promove a reprodução das observações do cientista. Observações que revolucionaram a nossa forma de ver o Universo. Ao longo de todo o ano serão promovidas sessões de observação com telescópios para observar diversos astros: Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
, Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, Pleiades
M45 (NGC 1432) - Pléiades
M45, também conhecido como as Pléiades, é um aglomerado aberto de estrelas, na constelação do Touro, a uma distância aproximada de 440 anos-luz.
, etc.

Dia 27 de Fevereiro promove-se a primeira sessão. Os telescópios, um pouco por todo país, estarão apontados para Vénus. Talvez o leitor seja apanhado de surpresa ao espreitar o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vizinho. É que Vénus, tal como a Lua, apresenta fases. Até meados de Março, os aspirantes a Galileu poderão acompanhar a diminuição gradual da parte iluminada do planeta. Depois teremos que aguardar até início de Abril quando o planeta voltará a ser visível ao amanhecer assim se mantendo até Dezembro.

Ao longo da sua órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
à volta do Sol, veremos o tamanho aparente do planeta mudar. Neste momento Vénus parece maior pois está no ponto da sua órbita mais próximo da Terra. A partir de Abril o tamanho aparente do planeta voltará a diminuir enquanto a sua órbita o leva ao ponto mais distante da Terra. Nessa fase veremos uma parte cada vez maior do planeta iluminada.

Na página da actividade no sitio do AIA2009 em Portugal, estão disponíveis materiais de apoio às observações:

http://www.astronomia2009.org/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=38&Itemid=129

Ao longo de 2009 temos todos a oportunidade de imaginar o que sentiu Galileu ao observar as fases de Vénus, a superfície irregular da Lua, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as manchas do Sol, a multitude de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
da nossa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
. Se não costuma olhar para os céus, fica aqui a sugestão. Se tem telescópios, promova sessões de observação na sua localidade. Vamos todos, pelo menos em 2009, olhar para os céus e aceitar a proposta do Ano Internacional da Astronomia: Descobre o teu Universo.

A programação do NUCLIO no âmbito desta iniciativa pode ser consultada em:
http://www.nuclio.pt/projectos/000078.html