O fim anunciado da Phoenix

2008-10-15

Neve em Marte Crédito: NASA
Ao fim de poucos meses, a missão da sonda americana Phoenix está prestes a terminar. Habituados como estamos à duradoura prestação dos dois rovers (Spirit e Opportunity), este facto pode provocar alguma estranheza. Contudo, não existem razões para tal: a posição da sonda na superfície de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
não lhe permite resistir muito mais tempo, já que o Sol
mergulha para o horizonte e as temperaturas baixam, trazendo o gelo (ou melhor, os gelos, de água e de dióxido de carbono) que há-de encerrar a sonda num túmulo branco. Mas até lá, a sonda prossegue na sua missão, analisando amostras de solo e perscrutando o que se passa na atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
marciana.
Foi assim que foi detectada a formação e queda de neve a cerca de 4 km de altitude; porém, até agora, não parece haver evidências de que essa neve tenha atingido o solo do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vermelho. Quanto ao solo, foi anunciado que tinha sido identificada a presença de partículas de carbonatos – outra prova, se necessário fosse, do papel que a água desempenhou no passado do planeta. Convém referir, ainda assim, que estas minúsculas partículas podem ter tido origem noutra região do planeta, e que a sua idade é de todo desconhecida.
Entretanto, a câmara MARDI, de que se fala noutra peça, vai ser usada para obter imagens detalhadas da área sob a sonda em que há gelo exposto (consequência da aterragem, feita com recurso a pequenos jactos) e muito provavelmente também para tentar perceber a natureza dos grãos que se acumularam na estrutura do trem de aterragem da Phoenix, e que parecem crescer e mudar de posição ao longo do tempo.