Os sons de Marte, por fim

2008-10-11

Visão de artista do Phoenix Mars Lander Crédito:NASA
A bordo da sonda Phoenix, actualmente pousada nos frios confins polares do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vermelho, seguia, entre muitos outros instrumentos científicos, uma pequena câmara, a MARDI (Mars
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
Descent Imager) destinada a recolher imagens durante a descida da sonda para a superfície de Marte.

Devido a questões de gestão informática, e para evitar a ocorrência de quaisquer problemas, essa câmara acabou por não ser utilizada. E portanto o microfone que nela estava incorporado também não foi ligado. Agora que a missão se aproxima do fim, com a chegada do Inverno setentrional a Marte, foi decidido dar a ambos os instrumentos uma oportunidade.

Daqui a uns dias, o microfone (semelhante ao que equipa os telemóveis) será ligado enquanto o braço da sonda estiver a realizar uma operação no solo, de forma a perceber se se consegue escutar alguma coisa. Em caso afirmativo, ele voltará a ser utilizado num período de inactividade da sonda – e talvez oiçamos pela primeira vez o som dos ventos que sopram numa planície a muitos milhões de quilómetros da Terra…