2009 - Ano Internacional da Astronomia

2007-12-22
O ano de 2007 termina em grande, as Nações Unidas proclamaram 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. A proposta foi feita pela Itália, país de Galileo e o grande homenageado em 2009. Trata-se de uma celebração dos 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileo Galilei, que mudaram a nossa forma de perceber o Universo.

Portugal desde já aparece em grande destaque. O coordenador internacional do projecto é um astrofísico Português, Pedro Russo. Já estão garantidas a presença de cerca de 100 países nas celebrações durante 2009. A organização conta ainda com a participação de 14 nós organizacionais, como por exemplo NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
, ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
e o Global HOU, projecto em que o NUCLIO participa e cuja associação formal será criada em 2008 e cuja sede será em Portugal.

São 11 os cornerstones do projecto, em vários existem representantes portugueses: Cosmic Diary (Mariana Barrosa ) , From Earth to the Universe (António Pedrosa), Developing Astronomy Globally (Filipe Pires) e o Galileo Teacher Training Program (Rosa Doran).

A comissão nacional já tem um plano de actividades que pode ser consultado na página portuguesa para o AIA2009 (www.astronomia2009.org). O comissário nacional para este projecto é o Prof. João Fernandes da Universidade de Coimbra. O plano tem estado há vários meses aberto à discussão e foi já apresentado em vários encontros. Já foram promovidas sessões públicas e estão a ser feitas reuniões com várias organizações. A comissão está empenhada em fazer de 2009 um ano inesquecível.

A presidente do Conselho Executivo do NUCLIO, Rosa Doran, faz parte da comissão nacional. O NUCLIO participará activamente nesta celebração e estará também envolvido nas actividades do Global HOU como parceiro português deste projecto internacional que durante 2009 promoverá um programa para escolas, “Hoje sou Galileo ...
Amanhã sou Darwin”, que pretende promover a colaboração entre escolas do mundo todo.

Mais informações sobre a declaração das Nações Unidas podem ser encontradas em:
(http://www.astronomia2009.org/images/stories/aia09/downloads/aia2009_onu_declaracao.pdf).

IAU
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
Press Release: http://www.iau.org/iau0702.486.0.html

IYA2009 Press Release: http://www.astronomy2009.org/content/view/344/116/


Esperamos que 2009 seja o ano em que muitos possam redescobrir o Universo, perceber que muito ainda há por descortinar, que o nosso Planeta é apenas um pontinho pequeno neste maravilhoso Universo. Que muitos descubram o gostinho de observar os céus e reconheçam a importância da ciência nas nossas vidas.