Lançamento do livro "Histórias do Universo", por José Fernando Monteiro

2006-05-31

José Fernando Monteiro, autor de \"Histórias do Universo\".
"Histórias do Universo" é uma colectânea de artigos escritos por José Fernando Monteiro, publicados pelo Jornal de Notícias entre 2001 e 2002. O lançamento deste livro terá lugar no dia 8 de Junho, na Livraria Escolar Editora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, às 17 horas.

Embora a obra seja editada a título póstumo, pela Editora UP, a sua preparação foi concluída pelo autor. Encontram-se aqui as principais crónicas publicadas entre 4 de Agosto de 2001 e 5 de Outubro de 2002, divididas em cinco grandes secções:
"Origens", "Novos Mundos", "A Terra e a Vida", "Ambiente e Clima" e "Explorações e Futuro". Os artigos exploram temas de grande interesse e sempre actuais.

José Fernando Monteiro licenciou-se em Geologia (curso de 79/84) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Teve um percurso profissional muito intenso onde conciliou uma prestigiada actividade docente em várias universidades portuguesas com uma contínua actividade científica ligada à Astrogeologia, abarcando as vertentes da investigação fundamental e aplicada e da divulgação.

Possuidor de uma rara capacidade de comunicação oral e escrita, é considerado o geólogo português que mais artigos de divulgação científica escreveu! Para cima de mil artigos nos principais jornais e revistas nacionais!

Terminava a redacção da dissertação de doutoramento, sobre um dos seus temas de eleição, o “O Registo de Impactos Cósmicos na História da Terra: O Caso da Fronteira Cenomaniano-Turoniano e a Montanha Submarina de Tore”, que iria submeter à Universidade de Lisboa onde era assistente no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências, quando a sua inesperada partida, em Fevereiro de 2005, nos deixou, a todos, mais pobres!

O NUCLIO teve o privilégio de contar com José Fernando Monteiro como membro entusiasta e cheio de iniciativa. A ele se deve a ideia e o pontapé de saída da secção Crónicas do Portal. Aproveite para explorar alguns dos seus artigos na página que o Portal dedica a José Fernando Monteiro.