Conferência: Astronomia e Ciências Espaciais, Comunicação e Educação

2006-03-22
A Fundação Navegar, com o apoio do Ciência Viva, da Agencia Espacial Europeia e do Centro Europeu de Informação do Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
, está a organizar a conferência “Astronomia e Ciências Espaciais, Comunicação e Educação”, que irá decorrer nos próximos dias 21 e 22 de Abril de 2006, no Centro Multimeios de Espinho.

No ano em que é lançado o livro branco da Astronomia e Astrofísica, é importante fazer uma reflexão sobre o estado actual da Astronomia e Astrofísica em aspectos onde a Comunicação e a Educação se conjugam. Esta conferência pretende reunir os diversos agentes envolvidos e contribuir para uma reflexão sobre este tema, apontando caminhos para um incremento da Comunicação e Educação nestes domínios, quer para o público em geral, quer para o público escolar.

Com o surgimento e desenvolvimento de novas formas de Comunicação e Educação em Ciência, importa dar a conhecer os novos desafios na educação das diferentes agências envolvidas, quer a nível nacional, quer europeu.

Esta conferência pretende ainda envolver todos os agentes nacionais do ensino e da divulgação da ciência, desde as escolas ao sector privado, passando pela comunicação social. Pretende também dinamizar a utilização de novas tecnologias e novas abordagens na Educação da Astronomia e Ciências Espaciais, de forma a torná-las mais atractivas, abrangentes e profissionais.

Pretende-se também dinamizar a comunidade, nomeadamente Astrónomos, Comunicadores de Ciência Portugueses (Jornalistas, Escritores, Editores), Responsáveis por Museus e Centros de Ciência, Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior, Alunos Universitários de Física, Matemática, Química e Astronomia.

O programa abre com uma comunicação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e segue com intervenções de entidades pertencentes a:
- Ministério da Educação,
- Ciência Viva,
- ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
(Agência Espacial Europeia),
- Fundação Calouste Gulbenkian,
- European Association for Astronomy Education,
- Centro de Astrofísica da Universidade do Porto,
- Observatório Astronómico de Lisboa,
- Centro Ciência Viva Constância,
- Centro Multimeios de Espinho,
- NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia,
- Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior (GRICES),
- Hubble-ESA/ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
,
- Centro para Astronomia e Educação de Ciências da Universidade de Glamorgan (Reino Unido),
- Imprensa,
- Expresso,
- Público,
- Ciência Hoje,
- Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA).

Para saber mais, consulte a página oficial: http://ace2006.multimeios.pt/