Os batimentos de uma estrela como o Sol

2005-12-28

Em cima: imagem obtida com uma câmara Hasselblad 2000 FC, por Claus Madsen (ESO), da região em torno do Cruzeiro do Sul – que se pode ver à direita. Alfa Centauri é a estrela brilhante, amarelada, ao centro, à esquerda. Em baixo: o céu sobre o Paranal. Alfa Centauri é a estrela que se pode ver quase ao centro da imagem. A Via Láctea é visível em toda a sua grandiosidade, assim como as Nuvens de Magalhães, à direita. A estrela ao cimo, à direita, é um meteoro que foi capturado nesta fotografia de Hannes Heyler (ESO), obtida a 11 de Dezembro de 2005. Crédito: ESO.
Uma equipa internacional de astrónomos utilizou o telescópio Kuyen (um dos telescópios de 8,2 metros do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
(ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
), no Cerro Paranal, Chile), e também o Telescópio Anglo-australiano (AAT) de 3,9 metros (em Nova Gales do Sul, Austrália), para estudar a estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
Alfa Centauri
Alfa Centauri é um sistema triplo de estrelas constituído por 2 estrelas muito semelhantes ao Sol (α Cen A e α Cen B) e uma terceira estrela bem menor (Proxima Centauri, ou Próxima do Centauro), que é a estrela mais próxima do Sol.
B, uma das estrelas mais próximas do Sol
– a uma distância de apenas 4,3 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
. Observando a estrela com os dois telescópios em simultâneo, os astrónomos conseguiram obter os mais precisos e detalhados resultados relativos à pulsação desta estrela semelhante ao Sol. Medindo a taxa a que Alfa Centauri B está a pulsar, foi possível conseguir pistas para a determinação da sua densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
, temperatura, composição química e rotação das suas camadas interiores.

Alfa Centauri é conhecida como a mais brilhante das duas estrelas que são as guias do Cruzeiro do Sul. Mas, na realidade, Alfa Centauri é um sistema triplo, do qual faz parte Alfa Centauri B, uma estrela alaranjada, um pouco mais fria e de menor massa
que o Sol.

O movimento do gás das camadas exteriores de Alfa Centauri B cria ondas sonoras de baixa frequência
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
que oscilam entre o interior e o exterior da estrela, fazendo com que ela pulse ligeiramente, para dentro e para fora, apenas uma dezena de metros, a cada 4 minutos. Os astrónomos conseguem detectar estas alterações medindo os pequenos desvios de Doppler associados ao fenómeno.

Durante sete noite seguidas, a equipa analisou a luz emitida por Alfa Centauri B, realizando mais de 5000 observações. Com o VLT, foram obtidos 3379 espectros, com tempos de exposição típicos de 4 segundos e a cadência média de uma exposição a cada 32 segundos. Por sua vez, o AAT conseguiu 1642 espectros, com exposições típicas de 10 segundos obtidas a cada 90 segundos. Com estes dados, os astrónomos puderam determinar 37 padrões (modos) diferentes de oscilação.

Também foram medidos os períodos das oscilações, assim como as suas frequências e amplitudes, tarefas que constituíram um enorme desafio técnico. Com efeito, a superfície da estrela move-se muito lentamente, a uma velocidade de apenas 9 centímetros por segundo. Mas os astrónomos adoptaram uma técnica de medição de alta precisão utilizada pelos caçadores de planetas extra-solares
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, que também têm de procurar ligeiros desvios de Doppler na luz das estrelas. A utilização de dois telescópios em dois lugares diferentes permitiu observar Alfa Centauri B de uma forma tão contínua quanto possível, impedindo lacunas nos dados.

Os resultados desta pesquisa estão descritos num artigo publicado a 20 de Dezembro de 2005 no Astrophysical Journal. A equipa é compostas por investigadores da Dinamarca, da Austrália e dos Estados Unidos.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2005/pr-33-05.html