Spitzer descobre 100 enxames de estrelas

2005-12-15

Novo enxame de estrelas descoberto com um algoritmo computacional automatizado que procura nos dados do GLIMPSE prováveis enxames de estrelas. Este novo enxame, na constelação da Águia, encontra-se no centro da nebulosa vermelha (nuvem de formação de estrelas). As “madeixas” vermelhas são moléculas orgânicas com poeira que são iluminadas pela formação de estrelas próxima. A cor verde indica a presença de gás de hidrogénio quente; o azul revela essencialmente estrelas mais velhas. O arco branco, brilhante, localizado à esquerda e em baixo do enxame, mostra a área onde se está a processar a formação de uma estrela de massa elevada. Mesmo no centro deste enxame ainda se observam algumas nuvens de poeira. Crédito: NASA/JPL-Caltech/E. Mercer (Boston University).
A Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
é uma galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
espiral, cujos braços espirais
braço espiral
Um braço espiral de uma galáxia é uma estrutura curva no disco de uma galáxia espiral (ou, em alguns casos, de uma galáxia irregular), constituída por estrelas jovens, aglomerados de estrelas, nebulosas, gás e poeiras.
formam um disco achatado. O facto de nós (o Sol
) nos encontrarmos no disco faz com que seja muito difícil observar na direcção do disco, pois as nuvens de gás e poeira bloqueiam a luz das estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
que estão mais longe. Isto acontece se se observar em comprimentos de onda do visível
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
ou do ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
, mas não no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, pois nestes comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
consegue-se ver através da poeira.

Uma equipa de astrónomos utilizou o telescópio espacial Spitzer
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
(NASA
) e a sua câmara de infravermelhos para observar na direcção do plano da galáxia. A equipa trabalha no levantamento GLIMPSE (Galactic Legacy Infrared Mid-Plane Survey Extraordinaire).

As observações levaram à descoberta de cerca de 100 enxames de estrelas desconhecidos até agora, cada um com dezenas a centenas de estrelas. O futuro estudo destes enxames ajudará a compreender melhor a estrutura da nossa galáxia, assim como a formação de estrelas.

A descoberta destes enxames não foi fácil. Dois terços dos novos enxames de estrelas foram descobertos através de um novo método computacional desenvolvido por E. Mercer e D. Clemens (Universidade de Boston). O algoritmo procura enxames automaticamente nos dados do GLIMPSE. Os restantes enxames foram descobertos pelo método tradicional: inspecção visual das imagens.

Um interessante factor é o terem descoberto quase duas vezes mais enxames de estrelas na porção do plano galáctico observável a partir do hemisfério Sul da Terra, do que no plano galáctico norte. Este facto pode vir a ajudar a localizar com mais precisão os braços espirais da Via Láctea.

Esta equipa foi seleccionada para fazer o levantamento do plano galáctico com a câmara de infravermelhos do Spitzer em Novembro de 2000, no âmbito do programa do Legado de Spitzer. Até agora, mais de 30 milhões de estrelas no interior da Via Láctea foram catalogadas pelo GLIMPSE e a equipa espera identificar mais de 50 milhões de estrelas até ao fim do projecto. Ao tornar o plano da galáxia transparente, o Spitzer abre novas portas para os astrónomos estudarem a Via Láctea.

Fonte da notícia: