Descoberto exoplaneta rochoso mais próximo da Terra

2015-07-31

Imagem artística que mostra a passagem (trânsito) do planeta rochoso HD 219134b em frente à sua estrela. A 21 anos-luz de distância, HD 219134b é o planeta extrassolar mais próximo observado em trânsito. Crédito: NASA/JPL-Caltech.
Graças ao telescópio espacial Spitzer
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
, da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, os astrónomos confirmaram a descoberta do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
extrassolar mais próximo da Terra. HD 219134b é maior que a Terra e é também uma potencial mina de ouro de dados científicos. Um estudo sobre HD 219134b foi aceite para publicação na revista Astronomy & Astrophysics.

HD 219134b está a apenas a 21 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de distância da Terra, mas não pode ser visto diretamente, nem mesmo por telescópios. A estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
que orbita é, no entanto, visível a olho nu, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
de Cassiopeia, perto da Estrela Polar. Este exoplaneta
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
orbita a sua estrela perto demais para poder albergar vida.

HD 219134b é também o exoplaneta mais próximo da Terra a ser detetado em trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
, isto é, ao passar à frente da sua estrela e, por isso, é um perfeito alvo para extensa investigação.

"Os exoplanetas em trânsito valem o seu peso em ouro, porque podem ser bem caracterizados", disse Michael Werner, cientista do projeto da Missão Spitzer, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), em Pasadena, Califórnia. "Este exoplaneta será um dos mais estudados nas próximas décadas."

O planeta foi inicialmente descoberto com o instrumento HARPS-North do telescópio italiano Galileo, de 3,6 metros, nas Ilhas Canárias. Ati Motalebi, do Observatório de Genebra, na Suíça, principal autora do estudo, disse acreditar que o planeta vai ser um alvo ideal para o Telescópio Espacial James Webb, da NASA, com lançamento previsto para 2018.

"O Webb e futuros grandes observatórios terrestres poderão examinar o exoplaneta em detalhe", disse Motalebi.

Apenas um pequeno número de exoplanetas pode ser detetado em trânsito, devido às suas orientações em relação à Terra. Quando a orientação é certa, a órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
do planeta coloca-o entre a estrela e a Terra, enfraquecendo a luz que vem da estrela. É este enfraquecimento da luz que é realmente captado por observatórios como o Spitzer, e pode revelar não apenas o tamanho do planeta, mas também alguns indícios da sua composição.

"A maioria dos planetas conhecidos estão a centenas de anos-luz de distância. Este é praticamente um vizinho", disse o astrónomo e coautor do estudo Lars A. Buchhave, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts. Para referência, o planeta extrassolar mais próximo que se conhece é GJ674b, a 14,8 anos-luz de distância, mas a sua composição é desconhecida.

Como já dissemos, HD 219134b foi visto pela primeira vez pelo instrumento HARPS-North. Usando o método da velocidade radial, em que a massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
e a órbita de um planeta podem ser medidas pela tração que este exerce sobre a estrela hospedeira, determinou-se que o planeta tem 4,5 vezes a massa da Terra e uma órbita rápida de três dias em torno da sua estrela.

O Spitzer acompanhou a descoberta, revelando que o planeta transita a sua estrela. Medições realizadas no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
por este telescópio revelaram o tamanho do planeta - cerca de 1,6 vezes o da Terra. Combinando o tamanho e a massa obteve-se uma densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
de 6 gramas por centímetro cúbico – confirmando que HD 219134b é um planeta rochoso.

Agora que os astrónomos já sabem que HD 219134b transita a sua estrela, vão observá-lo melhor, tanto a partir do solo como do espaço. O objetivo é obter informações químicas a partir da diminuição da luz da estrela quando o planeta passa à sua frente. Se o planeta tiver uma atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
, os seus compostos químicos poderão deixar marcas na luz observada.

O vídeo de simulação do trânsito de HD 219134b pode ser visto aqui: https://youtu.be/dY7s7Zq4zDQ

Os planetas rochosos como este, maiores que a Terra, pertencem à classe das super-Terras.

"Graças a missão Kepler, da NASA, percebemos que há imensas super-Terras na nossa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, mas ainda sabemos muito pouco sobre elas", disse Michael Gillon, da Universidade de Liege, na Bélgica, coautor do estudo e líder da equipa científica do Spitzer para a deteção de trânsitos. "Agora temos um exemplo local para estudarmos com maior detalhe. Podemos considera-lo como uma espécie de Pedra da Roseta para o estudo das super-Terras".

Outras observações realizadas com o HARPS-North revelaram mais três planetas no mesmo sistema, mais afastados que HD 219134b. Dois são relativamente pequenos e não estão muito longe da estrela. Os sistemas multiplanetários pequenos e compactos, são completamente diferentes do nosso Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, mas, tal como as super-Terras, estão a ser descobertos cada vez em maior número.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/press-release/nasas-spitzer-confirms-closest-rocky-exoplanet