Pergunte ao Astrónomo / FAQs

- Sistema Solar - Sol - Astronomia - Terra - Lua - Luz - Física - Telescópios -

Se a Terra roda sobre o seu eixo, porque é que nós não sentimos essa rotação?
Nós sofremos os efeitos da aceleração devido à rotação da Terra, mas este é muito inferior ao efeito a que estamos sujeitos devido à força gravítica que a Terra exerce em nós.

Que provas temos que a Terra esteja efectivamente a rodar sobre o seu eixo?
A rotação da Terra é demonstrada pelo efeito de Coriolis que é responsável, por exemplo, pelo facto de o plano de oscilação de um pêndulo de Foucault variar.

O que é o movimento de precessão do eixo da Terra?
A direcção do eixo da Terra varia ao longo do tempo descrevendo, em sentido retrógrado, um cone num período de cerca de 26 000 anos.

Como se explica que a Terra tenha conseguido reter oxigénio e azoto, mas muito pouco hidrogénio e hélio?
A velocidade de escape da Terra é menor do que a velocidade de muitos dos átomos de hélio e das moléculas de hidrogénio na atmosfera terrestre, mas é maior do que a velocidade da maioria das moléculas de oxigénio e azoto.

Qual é a idade aproximada da Terra?
As melhores estimativas derivadas de dados geológicos e astrofísicos indicam que a Terra tem cerca de 4,6 mil milhões de anos.

O que acontece aos raios cósmicos que entram no campo magnético da Terra?
O campo magnético da Terra deflecte os raios cósmicos. Os raios cósmicos menos energéticos podem ficar "presos" na cintura de van Allen. Os mais energéticos são menos afectados, podendo mesmo atingir a superfície da Terra.

Onde se situa a camada de ozono da Terra?
A camada de ozono situa-se na estratosfera, acima da troposfera.

O que levou à formação da cintura de Van Allen?
A cintura de van Allen consiste em electrões e iões, com origem nos raios cósmicos, capturados pelo campo magnético da Terra.

Onde se pode esperar observar uma aurora?
Nas latitudes elevadas, uma vez que as auroras são produzidas por iões, capturados pelo campo magnético da Terra, que se dirigem para os Pólos magnéticos terrestres.

Como se explica que a força de Coriolis faça com que as áreas de baixas pressões existentes no Hemisfério Norte rodem em sentido contrário ao do relógio?
A força de Coriolis faz com que massas em movimento "virem" para a direita no hemisfério Norte. O ar, ao mover-se na direcção de uma baixa pressão, vira para a direita, o que dá origem ao movimento anti-horário das baixas pressões.

Qual é a causa das marés na Terra?
Principalmente a influência gravítica da Lua, mas o Sol também contribui um pouco.

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.