AVISO

Imagem do Dia


O enxame aberto Haffner 18

Ditos

"A realidade é apenas uma ilusão, uma ilusão muito persistente."
- Albert Einstein


O amanhecer é o que dá...

2015-10-01
2 Out.- 8 Out. 2015 (Portugal)

Diz o provérbio que “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Astrónomos e amigos das estrelas costumam passar noites inteiras acordados sob as estrelas, mas, felizmente, não há evidencias estatisticamente relevantes que a maioria deles seja de estatura baixa ou propensa de sucumbir ao primeiro agente patogénico com que se cruzam. Ainda bem!

Vale a pena levantar-se cedo nas próximas semanas, pelo menos de vez em quando, caso as circunstâncias da vida não obriguem a madrugar de qualquer modo. Basta olhar para leste, lá para onde o sol é suposto aparecer uma hora mais tarde, e deixar o céu fazer a sua magia (melhor hora para observar cerca às 6h - 6:30h).


Horizonte este, primeira semana de outubro, 1h antes do nascer do sol. Os pontos amarelos são, contados de cima, Vénus, Marte e Júpiter. Régulo (alfa Leonis) em azul claro fica por cima de Marte.
À primeira vista e céu limpo assumido, uma fila de estrelas brilhantes ergue-se sobre o horizonte como um fio de pérolas dependurado e deixa a nítida impressão que isto não é uma configuração normal. Pois, normal não é. Estas manhãs de outubro brindam curiosos, aficionados e desprevenidos com uma conjunção múltipla envolvendo três planetas e uma estrela.

Os primeiros dias (2-4 Out.) apresentam os planetas Vénus, Marte e Júpiter e a estrela principal do Leão, chamada Régulo, em intervalos quase equidistantes. Gradualmente, Vénus, no topo dessa fila, aproxima-se da estrela Régulo, com a qual terá um encontro muito próximo na madrugada da sexta-feira dia 8. A partir do dia 8, o cenário aquece e um outro membro junta-se à conjunção em curso, enquanto Marte e Júpiter preparam um encontro realmente próximo no nosso céu para o dia 18.

Participe: Que tal fotografar esta dança dos planetas e o progresso da conjunção ao longo do mês? Recomenda-se que faça cada fotografia sempre em torno da mesma hora. Mesmo as câmaras de certos telemóveis podem conseguir imagens aceitáveis. (importa apoiar a câmara sobre algo firme, p.ex. muro, tejadilho do carro etc.). Não esqueça captar uma parte do horizonte ou/e enquadrar um pouco da paisagem para dar expressão e comparação às suas fotos.

Partilhe: Envie as suas imagens processadas (máx. 1 por cada dia), indicando autor, local, data e hora da foto e câmara/objetiva/telemóvel utilizada para: s1541@astronomia.pt