AVISO

Imagem do Dia

Trânsito de Vénus

Ditos

"Simplicidade é a derradeira sofisticação. "
- Leonardo da Vinci

Um tsunami cósmico desperta galáxias adormecidas

2015-05-21

Créditos: UNAWE
A estrela mais próxima do nosso sistema solar encontra-se a 40 milhões de milhões de quilómetros de distância. Mas apesar das enormes distâncias entre as estrelas, o Universo é um lugar social. Os planetas estão em órbita em torno das estrelas, as estrelas vivem em galáxias e as galáxias vivem frequentemente em enxames com outras galáxias.

Os enxames de galáxias são como cidades onde existem milhares de galáxias juntas. Isto inclui uma mistura de galáxias jovens e brilhantes e galáxias “adormecidas” que pararam de formar novas estrelas há muito tempo.

Durante milhares de milhões de anos os enxames de galáxias fundiram-se com os enxames vizinhos, tal como as cidades que crescem absorvendo as localidades próximas. Quando os enxames chocam entre si dá-se uma enorme libertação de energia. Esta colorida fotografia do espaço mostra uma onda de choque criada pela fusão de dois enxames conhecidos pelo Enxame da Salsicha.

A onda de choque viaja através dos enxames como um tsunami. Mas até agora não havia evidências de que afetasse grandemente as galáxias.

Os astrónomos descobriram agora que as galáxias adormecidas foram transformadas por estas ondas de choque. As galáxias despertaram para uma nova vida recomeçando o nascimento de estrelas.

Tal como acontece quando ao deitamos uma colher de chocolate em pó no leite, o material galáctico começa a mover-se acabando por formar nuvens espessas de gás. Estes são os ingredientes vitais para o nascimento de novas estrelas.

Infelizmente estes tsunamis apenas conduzem a um breve aumento do número de novas estrelas que se formam. O tsunami cósmico produz o nascimento de estrelas massivas que vivem apenas durante um curto espaço de tempo antes de explodirem como violentas supernovas!

Facto Curioso: Todos os enxames próximos da Via Láctea sofreram uma série de fusões durante as suas vidas.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: Royal Astronomical Society