AVISO

Imagem do Dia


Galáxia M 81 (NGC 3031) vista em infravermelho

Ditos

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos."
- Albert Einstein


Regresso à Terra em Montanha Russa

2014-11-14

Créditos: ESA–S. Corvaja, 2014
Hoje de manhã, bem cedo, três astronautas dentro nave espacial Soyuz desacopolaram da Estação Espacial Internacional e Mergulharam rumo à Terra. A violenta descida demora 3 horas até aterrarem sãos e salvos nas planícies da Ásia Central e terminando assim a sua missão de 6 meses no espaço.

Poderá pensar que a parte mais difícil da missão espacial é o lançamento mas a aterragem oferece os seus próprios desafios. A nave espacial chamada Soyuz começa a cair sobre a Terra a uma velocidade de quase 30 000 km/h (100 vezes mais rápido que o comboio mais veloz!). Para que o regresso se produza em segurança, esta velocidade tem de ser gradualmente reduzida antes da chegada ao solo.

O regresso à Terra é como viajar numa montanha russa, tornando-se mais acidentada à medida que atingem a atmosfera da Terra. Nesta fase, todas as partes da nave espacial que não são necessárias são ejetadas e ardem antes de atingirem o solo.

Quinze minutos antes da aterragem abrem-se os pára-quedas, reduzindo violentamente a velocidade. Então, um segundo antes de tocar o chão disparam seis foguetes proporcionando uma aterragem espetacular e segura.

Tendo aterrado com êxito o seu vôo termina, mas a sua missão contínua por algum tempo. O corpo de um astronauta tem de adaptar-se à vida no espaço sofrendo algumas alterações entre as quais a perda de força. Os astronautas têm dificuldade em virar esquinas, equilibrar-se e caminhar a direito durante as semanas após o seu regresso.

Aprender a viver de novo com a gravidade demora algum tempo e durante semanas os astronautas serão vigiados por médicos à medida que se vão readaptando à vida na Terra. O astronauta da ESA, Alexander Gerst, está agora a voar para o Centro Europeu de Astronautas, base de todos os astronautas em Colónia na Alemanha. A equipa médica da ESA vai monopolizar a readaptação à gravidade depois de ter passado mais de cinco meses com ausência de gravidade!

Facto Curioso: Pelo menos uma Soyuz está sempre ligada à estação espacial, para o caso de existir uma emergência, e a tripulação poder retornar em segurança à Terra.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESA

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1448