AVISO

Ditos

"Não se pode comprovar uma teoria, apenas se pode demonstrar que está errada. Uma teoria passa a científica expondo-se a si própria à possibilidade de ser refutada. "
- Karl Popper

Uma nuvem cósmica observada do local mais alto e seco da Terra

2014-07-16

Créditos: ESO
Quando se obtêm imagens do espaço profundo acontece com alguma frequência que algumas fotografias são simplesmente demasiado boas para serem partilhadas. Um exemplo? Esta espetacular imagem obtida no Observatório Europeu do Sul. Esta fotografia mostra uma nuvem de gás e poeira cósmica (conhecida por nebulosa) designada por Gum 15.

A imagem foi obtida usando um grande telescópio situado num dos ambientes mais extremos da Terra; uma região muito seca e remota do Chile chamada de Deserto de Atacama. A região é tão árida e estéril que é muitas vezes comparada com a superfície de Marte. Razão pela qual, os cientistas colocaram neste local à prova, uma série de testes que mais tarde foram aplicados pelas sondas que procuraram vida em Marte e nada encontraram!

No entanto, tudo o que contribui para que o deserto de Atacama seja um local inóspito torna-o ideal para um telescópio. Com tão pouca água, torna-se altamente improvável a formação de nuvens que cubram o céu noturno. Não existem cidades, povoações ou quaisquer casas na vizinhança, o que significa ausência de poluição luminosa que contamine as imagens, nem sinais de radio que interfiram com as observações.

E finalmente, o deserto de Atacama está realmente alto, com grande parte a alcançar uma altitude de 2 500m acima do nível do mar! Quanto mais elevado se encontrar um telescópio, menos atmosfera tem de atravessar para conseguir observar as estrelas. A atmosfera pode distorcer e dispersar a luz até chegar ao telescópio, o que está na origem das estrelas cintilarem!

Graças à combinação de todos estes factos os telescópios situados em locais como o estéril deserto de Atacama podem obter lindíssimas e detalhadas imagens do universo como a deste Space Scoop.

Facto Curioso: Nuvens cósmicas como Gum 15 produzem muitos milhares de estrelas durante um período de vários milhões de anos!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO